-
AuthorPosts
-
O cordão de girassol é um acessório utilizado como símbolo de suporte e conscientização a deficiências ocultas. Com design e nome inspirado nos girassóis, ele representa e promove a solidariedade. Saiba mais:
O cordão ou colar de girassol tem utilidade e significado muito específicos, a identificação imediata de pessoas com alguns tipos de deficiência ou doenças.
É caracterizado por sua cor predominante verde e com desenhos de girassóis, flor escolhida por sua beleza e resiliência. Esse design tem a intenção de facilitar a visualização do item e o suporte para as pessoas que necessitarem.
Como o cordão de girassol deve ser utilizado e por quem?
É utilizado junto de um crachá que deve conter as informações pessoais de seu possessor.
Inclusive, a fita pode e já é utilizada como símbolo para deficiências ocultas em diferentes países no mundo além de alguns municípios brasileiros. Notícia interessante para quem gosta ou precisa viajar.
O que são deficiências ocultas?
Deficiências ocultas são todas aquelas que não são percebidas de imediato. Alguns exemplos que podemos citar são:
- Transtorno do Espectro Autista (TEA);
- Surdez;
- Demência.
Além disso, o cordão de girassol pode ainda ser usado por pessoas que possuam doenças crônicas, doença de Crohn, que tenham problemas de saúde mental, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) além de fobias extremas.
É lei!
Em 15/07/2023 o plenário aprovou o projeto de lei (PL) 5.486/2020, que formaliza o uso da fita com desenhos de girassóis como símbolo de identificação das pessoas com deficiências ocultas.
A matéria, da Câmara dos Deputados, foi relatada na Comissão de Direitos Humanos (CDH) pelo senador Flávio Arns (PSB-PR) e na sequência, enviado para sanção presidencial.
Em 17 de julho de 2023, foi promulgada uma nova alteração na Lei Brasileira de Inclusão que tornou o cordão um símbolo nacional formal de identificação.
Essa modificação está registrada no Artigo 2º- A da LBI (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência – Lei 13.146/2015 – Estatuto da Pessoa com Deficiência).
Importante!
O uso do identificador não dispensa documento ou laudo dado pelo médico responsável que comprove o transtorno oculto ou doença, por isso, é aconselhado sempre carregá-los para quando forem solicitados.
Veja Também: Profissionais que podem fazer o diagnóstico e laudo de autismo
De maneira alguma o colar de girassol pode ser utilizado por pessoas que não se enquadrem nos exemplos citados acima, mesmo que seja um familiar.
Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência
Para quem reside na região de São Paulo – SP, por exemplo, a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência já pode ser emitida facilmente no Poupa Tempo.
A Secretaria Municipal de Governo, por meio do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania e da Coordenadoria de Defesa de Políticas para Pessoa com Deficiência (Codep) também pode ser acionada e, após posse da carteirinha, é importante estar atento somente à sua validade, que é de cinco anos. Após o período deve ser renovada.
Benefícios do uso do cordão de girassol
Entre as principais vantagens do uso do colar, estão:
- Isenção de muitas justificativas em situações que poderiam gerar constrangimento a pessoa e/ou família
- Atendimento prioritário
- Serviço personalizado em departamentos públicos e também em estabelecimentos privados.
Onde é possível encontrar o Cordão de girassol para compra?
Você poderá encontrá-lo em diferentes sites, entre eles Amazon e Mercado Livre.
É possível ainda optar por canais de compra indicados pelos profissionais de saúde responsáveis por seu diagnóstico e acompanhamento ou de seu familiar.
Campanha ‘Unidos pelo Autismo’
Junto ao Operário Ferroviário, pudemos promover uma ação muito especial em prol da da inclusão e conscientização do autismo na cidade de Ponta Grossa no mês de agosto (2023), nessa ocasião levamos de surpresa os irmãos Gabriel e Daniel, torcedores do time para ir até o Germano Krüger.
Os rapazes conheceram a sala de coletiva de imprensa do estádio, a academia, os jogadores, pegaram autógrafos e até arriscaram um pênalti, uma experiência muito gratificante para todos os envolvidos.
Veja mais sobre esse emocionante dia: https://arede.info/esporte/485032/operario-promove-a-conscientizacao-sobre-o-autismo?d=1https://www.youtube.com/shorts/lakB1MHQloo
Gostou do artigo?
Então, compartilhe com amigos e familiares que também possam se beneficiar dessas informações!
Fontes:
Agência Senado
@direitos_pidosa
Câmara Legislativa DF
-
AuthorPosts
- You must be logged in to reply to this topic.