Home Forums Sala multissensorial para autistas em aeroportos é aprovada

Viewing 1 post (of 1 total)
  • Author
    Posts
  • Mariana
    Moderator
    Post count: 9

    Sala multissensorial para autistas em aeroportos é aprovada. Foto/Reprodução: pch.vector Na imagem ilustrada, passageiros passando no guichê do aeroporto com malas de rodinhas.

    De acordo com informações sobre o projeto, novos contratos de concessão de aeroportos deverão ofertar espaços multissensoriais para autistas a fim de trazer maior bem-estar durante os períodos de viagem. Saiba mais detalhes a seguir:

    Sobre o Projeto de Lei de obrigatoriedade de sala multissensorial para autistas em aeroportos

    A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1495/23, que visa a oferta obrigatória de salas multissensoriais para passageiros com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

    O projeto descreve esses espaços como ambientes calmos, e aspectos mais detalhados como  a presença de paredes onduladas, por exemplo, além de sistema de iluminação apropriado entre outros artifícios que ajudem a reduzir a ansiedade e estresse durante a espera para o embarque. 

    O deputado Murillo Gouvea (União-RJ), o deputado Bruno Ganem (Podemos-SP) e o deputado licenciado Felipe Becari (União-SP), concordaram com a preocupação dos autores em relação ao bem-estar de pessoas no espectro em aeroportos do País.

    Na foto, menino com leve sorriso segurando peças de lego na frente de um dos olhos olhando em direção a quem o fotografa. Foto/Reprodução: Freepik

    “Aeroportos podem ser ambientes extremamente adversos para pessoas com autismo devido ao excesso de estímulos sonoros, luminosos e visuais”, disse o relator. 

    “Salas sensoriais já são realidade em diversos aeroportos no Brasil e no mundo. Cito aqui a iniciativa dos aeroportos de Congonhas (SP), Santos Dumont (RJ) e Hercílio Luz (SC) que criaram tais espaços atentos às necessidades de seus usuários”, acrescentou ainda.

    Uma solução que abrange não somente autistas 

    Espera-se ainda que a adequação desses locais beneficiem não apenas autistas, mas também seus familiares e acompanhantes, tornando a experiência de viajar mais confortável para todos. 

    Tramitação 

     A proposta tem caráter conclusivo e passa agora por fase de análise das comissões de Viação e Transportes; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

    Em conclusão 

    A iniciativa é mais um exemplo de como é possível adaptar os ambientes públicos e privados para atender às necessidades de diferentes grupos da sociedade, promovendo a inclusão e a igualdade de acesso a serviços essenciais como o transporte aéreo.

    Espera-se que outras medidas semelhantes sejam adotadas em diferentes setores, visando tornar o nosso país cada vez mais inclusivo e acolhedor para todas as pessoas.

    Agora nos conte: o que você achou dessa iniciativa? 

    Para saber mais notícias e informações sobre autismo e acompanhar nossa família atípica e típica viajante, siga-nos em nossas redes sociais:  

    Veja também: seguro viagem para Europa é obrigatório? Conheça as principais informações

    E mais: conheça as principais ferramentas para encontrar passagens aéreas baratas e viajar mais 

    Fonte: Agência Câmara de Notícias/Câmara dos Deputados 

     

Viewing 1 post (of 1 total)
  • You must be logged in to reply to this topic.