Home Forums Medida deve reduzir gastos de brasileiros em viagens ao exterior

Viewing 1 post (of 1 total)
  • Author
    Posts
  • Mariana
    Moderator
    Post count: 9

    Nova medida pode reduzir gastos de brasileiros em viagens ao exterior. Na foto mulher carrega mala de viagem de rodinhas em uma mão e na outra uma bolsa de mão. Ela veste roupas de inverno.

    Viagens ao exterior podem ficar mais acessíveis a partir de 2023, é o que diz a medida provisória (MP) que reduz a tributação sobre os gastos de brasileiros em viagens internacionais.

    Conhecer novas culturas, pessoas e lugares está entre o desejo de milhares de pessoas e por vezes, o custo de investimento para viver essas experiências faz com que muitos adiem os seus planos.

    E se as viagens ao exterior se tornassem mais acessíveis?

    Segundo a nova MP, publicada recentemente no Diário Oficial da União, será reduzida a alíquota do imposto sobre a renda retido na fonte (IRRF) que incide nas remessas ao exterior destinadas à cobertura de gastos pessoais de brasileiros em viagens  internacionais.

    E o que isso significa?

    Quer dizer que diversos serviços em viagens no exterior ficarão mais acessíveis, tais como aluguéis de carro e diárias de hotéis. Sejam elas adquiridas e pagas em sites, lojas físicas ou agências de turismo.

    Na foto: mala de viagens sendo preparada em cima de uma cama, com roupas dobradas, câmera fotográfica e passaporte.                                                                                             Foto/Reprodução: Kindel Media

    A redução do imposto deverá ser de 25% (atuais) para 6%. Algo que o trade de turismo no Brasil já tentava há três anos.

    O anúncio da medida, que por enquanto é provisória, foi feito pelo atual ministro do Turismo, Carlos Brito, durante a realização da exposição da Abav. O governo brasileiro ainda não se pronunciou sobre o impacto financeiro dessa alteração para a União. No entanto, para os mais curiosos e entusiasmados, é interessante saber que a alíquota passará por alterações durante cinco anos. Entenda:

    Nos períodos de 2023 e 2024, a alíquota será reduzida como já dissemos, de 25% para 6%. Após isso, terá um crescimento de 1% ao ano.

    2023 e 2024: alíquota de 6%

    2025: alíquota de 7%

    2026: alíquota de 8%

    2027: alíquota de 9%.

    Essa alteração na tributação busca promover, além de tudo, uma melhor competitividade entre agências brasileiras de turismo, principalmente pelo período conturbado que esse setor enfrentou durante e após a pandemia.

    Brasileiros no exterior também terão vantagens com a novidade?

    De acordo com a MP, a mudança também é válida para pagamentos realizados por brasileiros no exterior, sejam pessoas físicas ou jurídicas.

    A cobertura é válida para gastos pessoais até R$ 20 mil ao mês durante a realização de viagens, sejam elas de turismo ou de trabalho.

    Na foto, dois profissionais alegres subindo a escada rolante de um metro no exterior. Viagens ao exterior podem ficar mais baratas em 2023                                                                                               Foto//Reprodução: Liliana Drew

    A informação de como será cobrado o imposto nos gastos acima desse valor ainda não foi detalhada.

    É importante lembrar que toda medida provisória possui validade de até quatro meses e, nesse período de tempo, precisa ser aprovada pelo congresso para então tornar-se uma lei definitiva.

    Veja ainda: as principais informações sobre o seguro obrigatório em viagens para a Europa

    Entenda como a tributação estava sendo aplicada

    A alta tributação  que era aplicada até então, prejudicava consideravelmente as operações internacionais realizadas por agências brasileiras, que intermediam serviços como reservas de hotéis e contratação de passeios em destinos turísticos. Na prática, a alíquota tornava esses serviços 33% mais caros aproximadamente do que se fossem pagos diretamente no destino da viagem e em dinheiro.

    Uma enorme diferença, certo?

    Como grande parte das reservas de viagens são pagas antecipadamente e com cartão de crédito, o brasileiro acabava pagando muito mais ao fazer viagens ao exterior.

    Na foto mão abrindo porta. Atrá em desfoque é possível ver um quarto de hotel com cama de casal e mesa de apoio com a base na cor branca e pés em madeira natural.                                                                                                   Foto/Reprodução: pexels

    Agora queremos saber: ficou animado com essa nova possibilidade?

    Ver um número maior de pessoas tendo a oportunidade de viver novas experiências, culturas, conhecer os lugares que sempre sonharam e pensar nos encontros familiares e entre amigos que poderiam acontecer com maior frequência e a troca e aprendizado que isso promoveria é algo que nos encanta.

    Você acompanha nossas viagens em família pelo Instagram?

    Se ainda não, lhe  convidamos para conhecer um pouquinho mais da nossa jornada pelo mundo no @familyonboard

    Compartilhe com a gente nos comentários também para qual lugar você iria primeiro após a aprovação oficial dessa nova medida.⬇️

    Veja também: 6 mitos ao buscar por passagens aéreas mais baratas 

    E mais: conheça as principais ferramentas para encontrar passagens aéreas mais baratas

Viewing 1 post (of 1 total)
  • You must be logged in to reply to this topic.